sexta-feira, 26 de março de 2010

O que são blogs?

Blog tem origem na palavra Weblog que é a junção das palavras Web + log, ou seja, diário virtual. Para Marinho (2007), os blogs são uma forma de fazer registros na internet. Estes registros são feitos por postagens chamadas posts que possuem título e data, seguindo uma ordem cronológica decrescente.
O crescimento exponencial da blogosfera se dá pela facilidade, oferecida pelos blogwares, permitindo aos blogueiros a edição de suas próprias páginas sem a complexidade dos conhecimentos que seriam necessários à construção de páginas HTML, o que significa que qualquer pessoa, com o mínimo de intimidade com o computador, pode construir e manter seu blog.
O sucesso de um blog está no blogar, comentários e atualizações contínuos tornam os blogs um espaço colaborativo, diferente das páginas disponíveis na WWW que possuem conteúdos estáticos. O blogueiro precisa apenas ter boas ideias e estar sempre em movimento.
Referência:
MARINHO, Simão Pedro P. Blog na educação & manual básico do blogger, 3ª ed. Disponível em http://www.scribd.com/doc/2214260/Blog-na-educacao. Acesso em 15/10/2009 às 10:08.